terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

GLICÍNIA OU WISTERIA



Adoro a cor das glicínias elas são de uma beleza impar, valorizando muito o seu espaço externo.
Pertencente à família das leguminosas, a glicínia ‚ uma planta trepadeira de grande valor ornamental pode ser cultivada como um arbusto e até mesmo como um bonsai, dependendo das podas que forem realizadas.
Planta vigorosa e lenhosa, a glicínia produz belos cachos de flores nas colorações branca, lilás ou rosadas. São três as espécies disponíveis:
Wisteria sinensis, Wisteria floribunda ou multijuga e Wisteria macrostachya. A espécie Wisteria sinensis, nativa da China, apresenta cachos de flores com tamanho que não ultrapassa 30 cm. Já a Wisteria floribunda ou multijuga produz cachos floridos que podem atingir até 45 cm.

A glicínia se reproduz bem e floresce mais rapidamente por meio de estacas de galho, entretanto, o plantio pode ser realizado também através de sementes, apesar da floração ser mais demorada.

A planta necessita de sol direto para se desenvolver bem e florir bastante. Quanto ao clima, não é muito exigente, mas o ideal para o cultivo é o clima temperado. O solo para o plantio deve apresentar boa drenagem.

Um cuidado especial: as glicínias necessitam de boas regas, principalmente nos períodos de crescimento e floração, portanto, não descuide das regas, evitando deixar o solo excessivamente seco.

As podas, que devem ser realizadas durante os meses de abril e maio, é que vão determinar o formato da planta. De qualquer forma, a glicínia vai precisar ser tutorada para que seu crescimento seja ordenado.

Como planta de grande valor ornamental, a glicínia pode ser cultivada isoladamente ou combinada com uma ou mais variedades, resultando em belos efeitos no revestimento de caramanchões ou enroscando-se em troncos de árvores, colunas, grades e portões. Nos jardins ou varandas, pode até ser plantada em vasos grandes ou caixas que suportem bem o crescimento das raízes.

Sob outro aspecto, é importante destacar que a glicínia é muito apreciada pelas abelhas, sendo uma espécie muito valiosa para os apicultores.

.


Aquí está plantada junto ao muro criando um belo efeito decorativo.



A glicínia branca é belissíma, aqui está formando um gostoso caramanchão.



Adornando a entrada da porta. Lindo!!! Olhem o tamanho dos cachos.



Junto a porta balcão apoiada numa coluna do pergolado.



Uma avenida totalmente decorada com glicínicas, isso é uma maravilha. Observem que elas estão tutoriadas por estacas de madeira e um pergolado para sustentação dos galhos.



Lindo detalhe no paisagismo!



Bonsai, controlado por podas .



Isso não é um sonho, parece feita mão, e com certeza foi , as mãos de Deus.



Como cerca viva também é maravilhosa.

Um comentário:

ARANOI disse...

Boa tarde,
tenho loucura por glicinias recentemente consegui algumas sementes que estao a germinar, porem sao mudinhas ainda,
Tbem tenho loucura pela trepadeira jade azul que tbem tenho a muda e bem provaavel que esta breve me presenteara com belas flores,tao lindas quanto as glicinias,que é uma loucura,
Seu blog e lindo clean suas fotos de glicinias me enloqueceram,
bjos