quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PORTA COPOS COM SUA FOTO FAVORITA

Oi pessoal, como estão? Eu adoro boas idéias e principalmente quando podemos aproveitar o que temos em casa e  gastar pouco. Em um de meus passeios pela net descobri o blog da 
Cristine Alvarado , ela é artista plástica e faz umas bonecas ornamentais bem diferentes , mas o que me chamou a atenção foi esta dica que ela deu, sobre como transferir fotos para azulejos e pisos cerâmicos. Eu faço este tipo de trabalho, mas para tal preciso mandar fazer um decalque,  próprio para porcelana, da foto que eu quero e depois de transferir para a superfície do azulejo deve ir para queima em forno  para porcelanas em temperatura de 780o.. Mas a maneira como ela ensinou é muito mais fácil e eu adorei essa aparência meio envelhecida que fica depois de pronto. Você quer aprender também? Então vamos lá!



O material necessário é o seguinte: um peça de cerâmica (o tamanho ideal para isto é 10x10cm), que pode ser um piso ou revestimento de parece (ela mostra uma peça rústica, eu acho que as de acabamento liso não ficam tão bonitas), removedor de esmalte (não acetona), uma espátula de plástico ou osso (tem que ser firme, você pode usar o verso de uma colher também), um pincel de espuma, ou um pedaço de espuma, ou algodão, um pedaço de acetato e fotocópias das fotos escolhidas.



Primeiramente leve ao microondas a peça de cerâmica que você escolheu e aqueça-a por 1 minuto, (isto ajudará na fixação da imagem),  recorte a foto proporcional ao tamanho da cerâmica, vire a imagem contra a superfície da cerâmica e aplique em todo o verso do papel o removedor de esmalte deixando o papel bem embebido, coloque o acetato coloque sobre o papel e com a espátula, ou uma colher raspe  bastante para que a imagem se transfira para a cerâmica, se você observar que secou coloque mais removedor e repita a operação. Levante um pedaço do papel para se certificar que a transferência foi todo feita. Com certeza ficarão pequenas falhas que a meu ver tornam o trabalho muito mais interessante.



Para finalizar aplique uma camada de selador para cerâmica, que segundo a Cristine dá até pra lavar na lava louças, mas acho que dá pra usar o verniz spray também.

Eu gostei demais desta idéia, você pode fazer presentes pra família toda e se não quiser usar fotos pode colocar alguma imagem que goste, pode fazer de gatinhos, flores, borboletas, paisagens, artes,  desenhos de seus filhos, aí fica a seu gosto e imaginação.

E aí, gostaram?

11 comentários:

Andréa Melo disse...

Adorei!!!!
Parabéns, Margarete!Adoro seu blog! Bjs!!!

CRIA DA CASA DESIGN disse...

Nossa amei, assim que puder vou fazer, certeza. E em seguida te mostro como ficou.
Grande beijo amiga.
Beijos!!

Renata disse...

Oi Margarete!
Muuuito legal, adorei! Eu sempre fico matutando em fazer descanso para copos, mas nunca cheguei a uma idéia que eu realmente gostasse...mas essa é dez! Agora daí até eu conseguir fazer...sei lá!
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Amaration disse...

Que lindos!!!!!!!!!!

Nossa... conheci seu blog por acaso e já me apaixonei...

Amei o descanso de pratos... Será que essa tésnica funciona com outros materiais além da cerâmica também??? Vou comprar o removedor de esmaltes e fazer um testes... rsss

Bjos flor

cris*borrego disse...

Amei! Amei! Amei!
Vai para minha lista de DIY!
Beijos, Ma!

Jacque disse...

Ficaram lindos, bem diferentes.
Obrigada pela visita no BORBOLETA AZUL, amiga...

Beijo

Anita disse...

A-D-O-R-E-I!!!!! Esse com certeza vou ter que testar, já vai pra fila das invencinices, rs.
Obrigada pela visita e comentário carinhoso, que bom q gostou. Estou add seu link lá no blog, porque tenho q ficar ligada nas idéias ótimas q vc trás por aqui. Bom fds e vamos nos falando, bjs.

jeito simples disse...

Oi Margarete!
Obrigada pela visita.
Parabéns, seu blog é o máximo!
Que técnica fantástica essa heim???
vou testar...amei e como é simples!
Bjo, tia Norma :*)

Denise Lopes disse...

Oi amiga...obrigada pela sua visita e pela sua oração..muito obrigada mesmo...que Deus te abençõe...beijinhos

JUJU e LELÊ Artesanatos disse...

Como sempre voltando aqui e surpresas lindas para ver e aprender.
Adorei!
Parabéns!
Bjs
Lelê

Angela disse...

Muito interessante, vou fazer.
Obrigada por compartilhar.

Beijos

Angela