terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CHALKBOARD OU QUADRO DE RECADOS À GIZ

Bom dia, como estão todos? Eu estou super bem, feliz com a chegada de novos amigos, sejam todos muito bem vindos, esse espaço só existe quando vocês estão por aqui, por isso venham, usem, desfrutem à vontade, ele é de vocês.
Ontem eu fiz uma postagem do Valentine's Day e no final coloquei umas bandejas feitas como quadro de recados à giz e minha amiga (ANITA, DA CASA DA ANITA) me perguntou como fazer, pois eu expliquei para usar tinta acrílica ao invés de tinta lousa, que é a base de solvente, eu pelo menos não posso usar nada à base de solvente pois sou muito alérgica e é muito melhor usar os produtos à base de água, não é mesmo? A algum tempo atrás fiz alguns chalkboards, eles estão no comecinho do blog, mas vou postar novamente e explicar para vocês como fazer, não tenho o PAP mas é bem fácil não tem segredo.



Vocês vão precisar de uma peça em mdf cortada no formato de sua preferência, aplicar tinta branca como fundo e lixar para tirar a aspereza, repita esta operação quantas vezes achar necessário, uma ou duas demãos são suficientes. Passar em seguida a tinta acrílica fosca ou acetinada (cor à escolher), duas ou três demãos. Depois de seco aplicar verniz acrílico base de água (3 demãos) . Aguardar secagem completa entre as camadas e passar as camadas cruzadas, ou seja,se você aplicou uma na vertical a outra será na horizontal. Tanto para as tintas quanto para o verniz melhor usar o rolinho pois as camadas serão mais finas e uniformes. 
Seu quadro de recados está pronto e para apagar use um pano levemente úmido, se depois de algum tempo você observar que a tinta está saindo (comigo nunca aconteceu) é só repetir a operação.
E as bandejas dá pra fazer da mesma maneira. A corujinha acima tem os olhinhos de CD reciclado, não ficou fofa? Meu filho levou pra casa dele......

Outro modelo, neste caso azul e com aplique de coração . Este está no quarto de uma adolescente.


Mais trabalhado, desta vez na cor vermelha.

Este foi pra uma churrasqueira.


E este está na minha churrasqueira.

Gostaram? Se tiverem alguma dúvida é só perguntar.
Grande beijo e ótimo dia pra todos.


13 comentários:

Regina disse...

Bom dia Margarete!
Adorei essa idéia. Foi você quem fez todos eles? Será que um dia posso postá-los no meu blog? Aqui nos Estados Unidos existe uma tinta própria para se escrever sobre ela (como um quadro negro). Já ouvi dizer que existem em várias cores.
Abraços.

Juliana disse...

Ja quero um desses Margarete! Muita criativa a ideia e simples...Parabéns pelo blog, é show! sou super fã...bjus

Cadinho RoCo disse...

A coruja é imbatível.
Cadinho RoCo

Anita disse...

Margarete querida, antes de qq coisa quero agradecer o carinho e a atenção em fazer essa postagem.
Menina, eu amei a ideia e as dicas, e mais ainda as suas criações todas muito lindas. E o legal é que tinta lousa aqui no Brasil, acho que só tem preta e verde, e eu tbem sou super alérgica, e com essa sua técnica podemos fazer em qualquer cor. Estou eufórica com essa ideia, rs.
Mto mto obrigada, bjsssssssssssssssss.

Romy disse...

olá margarete,

Adorei o mochinho!!!

Obrigada pelo comentáro no meu blog :)

Luciana Macêdo disse...

Gostei de saber desta opção de usar tinta acrílica.
Lindos trabalhos!!!
Gostei de passar por aqui.
Bjs!!!
Lu

achadosdaliedaqui.blogspot.com (moda e decoração)
cafezinhodascinco.blogspot.com (culinária)

CRIA DA CASA DESIGN disse...

Que linda a coruja Margarete, adorei. Vou tentar fazer um para o quarto do meu filho, tb sou alérgica e a sua dica é ótima.
Grande beijo e obrigada por compartilhar ideais tão lindas.

Soraya!!

Elizangela disse...

Margarete que trabalho maravilhoso amiga!!!Amei todos mas o Happy Day encantei!!!
Parabéns pelo trabalho e pela generosidade em compartilhar conosco!!!!
beijos

Marion disse...

Muito legais... e fácil de fazer! Obrigada pela dica. Aliás, lembrei de ti ela manhã - ouvi nas notícias, de manhã hoje que choveu muuuuito por aí ontem - alagou de novo tua casa? Abs.

Maysa disse...

Amei a ideia, com certeza vou fazer em casa.
bjos
Maysa - http://mulhermultifacetadain.blogspot.com/

Betty Gaeta disse...

Oi Margarete,
Vc vende estas peças? Qto custa? amei!
Bjkas e uma ótima 3ª-feira para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Leandro disse...

OI Margarete,

estou fazendo 3 paredes de lousa aqui, e duas usei o esmalte preto fosco da coral, mas em uma eu quero usar uma cor personalizada - vermelho oriental da coral. Mandei fazer duas latas de 1/4 de acrilica fosca desse tom.

Minha dúvida é se eu preciso mesmo prepara-la com rejunte como vejo em alguns blogs ou se posso usa-la diretamente na parede e seja o que Deus quiser.

Beijos e lindo blog!

Margarete disse...

Oi Leandro, como você não deixou email para contato vou responder por aqui, quem sabe vc retorna e vê.
Eu nunca usei a tinta esmalte e também não conheço a técnica com rejunte. Acho tudo isso muito trabalhoso. Use a tinta acrílica diretamente sobre a parede dê 3 camadas intercalando secagem e depois aplique 2 demãos de verniz acrílico base agua, que o resultado será o mesmo. E para apagar faça como nos quadros, use um pano levemente umedecido.
Espero ter ajudado.
Abraço.