quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

MINHAS VELAS RECICLADAS - DIA 8

Oi pessoal, eu adoro velas, são tão lindas e a luz traz um aconchego, não é verdade?
Como eu tenho muitas sobras delas estou sempre refazendo e desta vez  resolvi usar um molde diferente. Andei guardando umas embalagens tetrapack pois cismei que funcionaria bem. Já usei a embalagem de batata Pringles também , a vela fica linda.
Você quer ver como eu fiz?
Então vamos lá. 

Você vai precisar:
- embagens tetrapack 
- sobras de velas 
- óleo de cozinha
- uma caneca de alumínio para derreter as velas (eu já tenho uma bem velhinha que deixo exatamente para esse fim)
- pavio
- palito de churrasco


Primeiramente retire a parte superior das embalagens, recorte e lave bem internamente.


Unte todas as embalagens internamente com óleo de cozinha.


Prenda o pavio no palito de churrasco e apoie na borda da embalagem.



Leve em fogo baixo  as velas para derreter.


Vá colocando a cera derretida aos poucos nas embalagens. Como a cera já é de sobras de velas no fundo da caneca fica um resíduo, mas vá colocando devagar ,aí a maioria do resíduo fica no fundo da caneca e se por ventura resíduos ficarem no seu molde, não se preocupe ,a medida que a cera for endurecendo os resíduos irão para o fundo e não aparecerão na vela pronta.
Uma dica muito boa é depois que a cera derretida estiver no molde pegue um palito de churrasco e mexa lentamente para que o ar evapore, assim sua vela não ficará com buracos.


Agora você já pode centralizar o pavio . A cor parece feia né?


Fiz de alturas diferentes para que meu arranjo tenha movimento.


Deixe secar por 24horas em um lugar onde ninguém mexa. Haja paciência!!!! E a ansiedade nessa hora pega pesado. Eu tava louquinha pra ver o resultado.



No dia seguinte , vá rasgando a embalagem e veja seu trabalho aparecendo aos poucos.
Quando você desenformar ela estará assim, bem esquisita.


Com uma faquinha raspe as beiradas para igualar e passe um pano seco para dar brilho e uniformizar a vela.


Estas duas foram feitas com embalagem de leite normal bem quadradinha. Notem que na parte superior o formato ficou mais arredondado. Isto porque antes de colocar a cera eu apertei bem os cantos da embalagem. Acho que o peso da cera faz a embalagem ceder um pouco.


Nas mais baixas esse problema não aconteceu, elas ficaram bem quadradinhas.



Estas duas foram na embalagem de suco de laranja, aquele da embalagem xadrez.


Meu arranjo com as velas apagadas.



E com as velas acesas.





Custo total do arranjo = R$ 5,80 (dos pavios) e nem foi usada toda a embalagem, deve dar pra mais umas 20 velas.
As heras são do meu jardim e os adereços de Natal eu já tinha.

E aí gostaram do meu arranjo com velas recicladas.

Beijos.

32 comentários:

Rosana Francisco disse...

tenho tantas embalagens de leite amiga e nunca pensei nisso?? olha cada dia vejo que não posso desistir de meu blog mesmo, aqui aprendo muitooooooooooo com voces..amei a dica, bjoss e brigadinho....Ro

Casinha da TICA ♥ disse...

Amei ficou lindas
Xeroooo

Claudia disse...

Show de bola!!!
Mais um motivo para guardar as caixas de sucos e afins.
O seu arranjo ficou lindo, amei!

bjo bjo

Mi Hernandez disse...

Margarete,vc é literalmente iluminada, que coisa mais linda e chiqueee...Adorei...Besitos

Heddy disse...

lindas demais as velas neste arranjo.
parabéns.

RetroMomentos disse...

Vc arrasou nesse arranjo, ficou lindo demais!!! Parabéns! Bjo

Nema disse...

Depois de todo este trabalho com passo a passo e tudo e resultado tão lindo, só seis comentários? Merece 10 20 e muito mais.
Tá lindo teu arranjo, nas lojas só com uma ou duas velinhas custa uma nota.
Parabéns Margatere, obrigada por mostrar como faz.
beijos Feliz Natal

Miriam Schreiber disse...

adorei menina...sempre sobram velas de outros anos e a gente vai enjoando né? vou tentar fazer
um beijo

Maria Célia disse...

OI Margarete
Beleza de velas, ficaram um encanto, lindas demais, acesas então, nem se fala.
Parabéns pelo criatividade, paciência e habilidade.
Bjo

Anônimo disse...

Adorei, parabéns ficou muito bonito seu arranjo, gostei de saber como reutilizar velas . bjs
ah eu sou a rauly, mãe da Evelyn do blog criar e começar, sempre fico vendo as postagens dos blogs q minha filha segue.

Marlene Pires disse...

Nossa Margerete que lindas!!!!
Você sempre trazendo idéias super legais...adorei menina..vou tentar fazer e se der certo mostro no meu cantinho.
Seu arranjo ficou chiquérrimo!!!
bjos e fique com Deus,
Marlene

Marion disse...

Margarete, ficou demaaaaais de lindo. Queria ter feito velas pra minha lareira, mas acho q vai ser pro próximo ano. Eu não tinha lembrado das caixas pra fazer a forma! Fica ótimo, pois precisam ser grandes, mesmo. E o conjunto da obra, ficou lindo, encantador...

Compartilhando Sentidos disse...

Caramaba! Que passo-a-passo perfeito! Ficaram lindas! Eu não tinha ideia de que dava prá fazer com estas embalagens! Que dica econômica e útil...
Margarete, ficou lino seu arranjo coma as velas. E você caprichou na produção das fotos, em?

Bjo e obrigada pela dica das embalagens. Adoro velas e já fiz muitas para presentear.

Decor Invencionices disse...

Adorei a dica. Acho que vou tentar fazer também. Sua lareira ficou linda com o arranjo. Também gosto de fazer deste jeito. Minha lareira é parecida com a sua eu acho. Bj

Adriana Candida Carneiro disse...

ficou perfeitooooo
parabens

Maria Luiza disse...

Margarete, um espetáculo! O arranjo está magnífico, parece até os que aparecem nas revistas. lindo demais! Parece tão fácil! Mas haja sobras de vela, heim? tentarei um dia. beijão! obrigada pela linda partilha!

Márcia disse...

Maravilhoso!!!! simples a técnica e com um efeito deslumbrante, bom fds, bjus.

Dani disse...

Noooossa Margarete, ficaram lindas!
O que mais posso dizer?
Lindas lindas lindas!
Adorei!
bjus

Margarete disse...

Oi meninas que legal que vocês gostaram. Observem que somente usei sobras de velas brancas.
Agora estou preparando uma botinha de Papai Noel pra por na lareira, aí mostro ela por inteiro.

Meus trabalhos em Mosaico disse...

Grande Amiga, Blogueira, Arquitecta e invencionista...
Amei suas velas, vc tem muito bom gosto !!! Vai pra pasta , rsrsr
Bom Final de semana, bjs

Maria Rita disse...

Nossa! Amei!Nunca pensei em fazer velas, mas sabe que a sua idéia linda me deu vontade! Então acho que quero fazer também, rs.Bjs.

'Coisas que sei fazer' disse...

Ficou divino, maravilhoso, que harmonização, parabéns.
Bjos.
Silvia.

Doríssima disse...

Adorei o seu arranjo e o seu blogue!! Tem dicas super interessantes. Beijos de Portugal e Bom fim de semana ;).

Anita disse...

Uhuuuuuuuuuuuuuuu maravilhoso o arranjo, sensacional o uso das embalagens como forma, e um espetáculo o reaproveitamento. Já fiz velas a uns anos atrás e o pavio eu prendia com palitos japoneses antes de separar, com o pavio esticado e preso no meio deles,sabe como??? Mas adorei o pavio enroscado num único palito de churrasco. Não sei se vc sabe mas aquele negócio que vc comentou que não ficou tão quadradinho quanto nas mais baixinhas. Se vc quiser acertar, basta pegar um ferro velho de passar roupa e designar só pra usar nas velas, aí vc "passa" as velas e vai moldando e acertando como desejar... basta colocar um tabuleiro velho embaixo pra ir pingando a cera derretida pelo ferro, amei a forma de vc fazer, me deu até coceira na mão pra fazer umas velas, rs. Parabéns pela criação, bjs.

Regina disse...

Bom dia flor do dia!

Que idéia sensacional Margarete, e o seu pap está ótimo.
Talvez você possa me ajudar.

Você não vai acreditar, mas antes de ligar o computador estava perguntando meu marido se ele tinha uma idéia de como tirar vela de copo de vidro. Explico melhor: muitas velas aqui vêm em copos muito bonitos, e eu estou querendo aproveitar os copos, mas não sei como retirar a vela dos copos.
Nessa sua experiência de derreter velas, será q tem alguma idéia do q eu posso fazer para reaproveitar os copos?

Regina disse...

Sou eu de volta. Escrevi tanto que esqueci de dizer o principal: o arranjo com as velas ficou belíssimo :)

Margarida Goulart disse...

Que lindo! q lindo! q lindo! já disse que lindo? parabéns mais uma vez: você me surpreendeu!

Marion disse...

Essas velas fizeram o maior sucesso!!!! E obrigada por trazê-las para iluminar a Galeria... Abs. Marion

Eunice Maria disse...

Oi, Margarete! Estou vindo do Criações lá da Marion e estou vindo conhecer suas artes. Lindas as suas velas, ficaram um show! Te convido a me visitar também. Beijo, Eunice Maria.

http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/
efacilserfeliz.artesanais@gmail.com

Carol disse...

Belíssimo arranjo. Parabéns.
Beijos

Rose disse...

Se eu gostei???
Estou aqui pasma. Ficou lindo e adorei a maneira como voce ensinou passo a passo.
As fotos ficaram otimas e o produto final ficou maravilhoso.
Parabens meeeeesmo!!!!!!!!!!!!!!!

Pathy disse...

Amei a idéia das velas feitas nas embalagens vazias,q coisa mais linda! Fora a economia q se faz neh, pq velas nesse tamanho não são muito baratinhas não! Parabéns pela idéia! Um grande Beijo!