domingo, 23 de dezembro de 2012

UMA RECEITA DE FAMÍLIA

Olá pessoal, depois de deixar o blog em stand by por muito tempo. Eu precisava disto.....
Hoje resolví voltar e mostrar para vocês a deliciosa receita do recheio que fazemos para o chester, perú....
É uma receita de família e veio da Itália trazida por meu tio Pepe. Ele vivia na Província de Palata na região de Campobasso, não muito longe de Roma. Veio para o Brasil logo após o final da II Gerra. Chegou no Porto de Santos juntamente com um de seus irmãos e encontrou em São Paulo um motivo para ficar e ir em frente, minha tia Alvile. 
Tio Pepe sempre gostou muito de cozinhar e ensinou à minha tia muitas receitas que aprendeu com a mãe dele. E a receita desse recheio, é uma delas. O nome original é "Cagia Ovi" que significa "queijo ralado com ovos" ,abrasileirando ficou "Cajaovos".....

Então vamos lá que ainda dá tempo de preparar a sua....


Ingredientes:

- Um chester, ou perú,


 - salsinha e cebolinha bem picadas,


 - queijo ralado de boa qualidade (não vale o de pacotinho),


- farinha de pão 
( essa farinha se consegue com pão bem seco ralado, não use farinha de rosca, deixe o pão secar e rale como se fosse queijo),


- os miudos da ave utilizada.

- ovos.



Como fazer:
Numa panela pequena frite um pouco de cebola....


 acrescente os miúdos picados e frite mais um pouco,


 Numa tigela grande coloque o cheiro verde picado (uma xícada de chá), o queijo (3 xícaras de chá) e o pão  (2 xícaras de chá). As quantidades são aproximadas, tudo depende da quantidade de recheio que você quiser. 

 Acrescente a fritada de miúdos.

Misture tudo bem misturado.



 Agora chegou a vez dos ovos. Comecei com 4...

 - misturei bem e acrescentei mais 3 ovos.

 O ponto ideal do recheio é quando ele fica bem úmido

 e você consegue formar uma massa homogênea .

 Agora é só rechear a ave. Colocar aos poucos e apertar bem para que fique compacta.

 Em seguida recheie o papo da mesma maneira.



 Feche o papo com alguns palitos....

 e a parte de baixo com linha e agulha.

 Porque quando ele for ao forno o recheio vai crescer bastante e poderá escapar se não estiver bem amarrado.

 Coloque na forma e espalhe um pouco de manteiga sobre a ave para manter a umidade da carne.

Aí é só levar ao forno para assar...... e depois degustar!!!


Estes são meus queridos tios no dia do casamento.
Lindos né? Minha tia parecia uma verdadeira princesa.

Obrigada queridos tios por nos ensinarem tão deliciosa receita. Tenho muitas saudades de nossos natais regados à perú com cajaovos, lazanha feita em casa, cabrito ao molho e principalmente da companhia alegre de vocês.
Beijo bem grande de sua sobrinha que os ama muito, apesar da distância vocês moram no meu coração.









8 comentários:

Maria Célia disse...

Oi Margarete
Seja bem-vinda
Que beleza de receita, imagino depois de assadinho, que delícia.
Sua tia estava maravilhosa de noiva, um vestido de princesa.
Beijo e Feliz Natal.

Sessa Derger disse...

A Familia Buscape deseja um lindo natal cheio de luz, paz e muito amor! E que venha 2013 carregado de muitas conquistas!
Bjaum

Edlena Franklin disse...

Receita bacana! Obrigada por compartilha-la, bem como a história... beijos e um natal com muitas gostosuras e calor humano!

Ceu disse...

Um natal Abençoado e um Ano Novo cheio de Realizaçôes.
Bjs

Sílvia disse...

Querida amiga.
Quanta saudades de você, essa história de seus tios é linda, e que roupa a dela, belissíma.
Minha amiga, te desejo um Feliz Natal, que seja todos os dias felizes, de paz, saúde e alegrias.
para você e toda sua família.
Beijos.
Silvia.

ThábataLarisse disse...

Sempre bom ver tuas postagens!!! Confesso, não sou boa cozinheira (embora, tente), mas adoooro me aventurar na cozinha!!! Além disso, admito: Não sei se estou mais feliz por vc ter voltado a postar, pela data, pela receita em si, ou se pela estória que ela esconde!!! Em verdade, estou feliz pelo conjunto da obra! Desse modo, obrigada, por me proporcionar essa alegria!!! Bjo e FELIZ NATAL!!!

AndréiaFSalim disse...

Seu blog é impressionante!!! ;);) Eu amo este post !!! :) Você segue uns ao outros? Espero sua resposta no MEU BLOG ... E então eu te seguirei VOLTA !!!!!!!✰✰˚* ˚ ★ ˚. ★ *˛ ˚♥* ✰。˚ ˚ღ。* ˛˚ ♥ 。✰✩ ♔

Toda a alegria do mundo neste Natal e que todos os seus sonhos se realizem no novo ano.
http://deiafsalim.blogspot.com/

Patrícia Gonçalves disse...

Olá Margarete
Não consegui chegar aqui no Natal, minhas visitas anteciparam a chegada e a festa começou antes..rsrsr
Mas não poderia deixar de vir aqui e lhe desejar um excelente 2013, com muita saúde, fé, perseverança e muito amor e paz!
Que seus sonhos mais antigos possam se realizar!
Um beijo
Paty