segunda-feira, 18 de novembro de 2013

COMO REAPROVEITAR UMA TOALHA MANCHADA

Evitar o descarte desnecessário é um estilo de vida.  Produção e consumo tem limite e precisamos respeitá-lo. Há tempos venho dizendo que o reaproveitar, reciclar, dar novos usos não é tendência, é necessidade, educação, bons princípios e maior garantia de dar aos nossos descendentes um mundo com menos desperdício e mais consciência. Portanto, assuma o comando o piloto é você e o meio ambiente agradecerá!!!
Aí quando acontecer um acidente e você manchar uma toalha, ou roupa favorita, não jogue fora e nem transforme em pano de limpeza, com um pincel e um pouquinho de tinta, você disfarça a mancha, reutiliza e ainda ganha uma peça nova pra sua casa.
Adoro transformar.....

Uma toalha, velhinha e manchada.



Material  necessário:
Tinta para tecido, stencil, pincel cabo amarelo ref.:815
Para este trabalho optei por um stencil de mandalas e fugindo das borboletas, escolhi as libélulas, hehehehe!!!!


Para pinturas com stencil preparo o pincel da seguinte forma:
- corto com uma tesoura um pouco dos pelos e arredondo os cantos
- uso em seguida uma lixa (pode ser lixa de unha) para desgastar os pelos e tirar os espetados. Desta maneira com os pelos mais curtos a pintura fica mais fácil.

Primeiramente coloquei o stencil sobre a parte manchada e com o pincel fui aplicando a tinta sempre em batidas sobre os recortes vazados. 
Para pinturas com stencil nunca carregue muito o pincel pois o excesso de tinta vai escorrer e estragar seu trabalho.


Se quiser conseguir um efeito de sobreposição não preencha totalmente o desenho que ficará visualmente por baixo.



 Fui brincando com as imagens e cores. 
Pra conseguir o efeito matizado na asa da libélula coloquei primeiramente a cor de fundo (turquesa)  e depois com o pincel levemente "sujo" da outra cor (lilás) pincelei de fora para dentro na borda das asas.




No final a estampa da toalha ficou assim e a mancha anteriormente visível, se escondeu sob a pintura.


Para arrematar, um biquinho de crochê nas cores da pintura.


A toalha velhinha e manchada, reformada e pronta pra uso.



A dica de hoje foi com uma toalha de rosto, mas poderia ser uma toalha de mesa, uma camiseta, um vestido, jeans.....enfim dê asas à sua imaginação e reaproveite!


beijos!!!!

21 comentários:

Beth/Lilás disse...

Estou aqui te aplaudindo efusivamente, Margarete, parabéns pelo seu poder de recriação e consciência ecológica.
Ficou linda demais a toalhinha, deu até vontade de fazer uma igual.
Realmente, é muito desperdício neste mundo capitalista e nós, país com tantas diferenças econômicas, vemos gente trabalhando tão pouco neste sentido, pois até pobres eu vejo desperdiçando.
Adorei!
beijos cariocas



Sandra Krah disse...

ficou lindíssima!

Renata disse...

Oi Margarete!

Adorei a sua dica! E como ficou linda a toalha!
tenho uma ou duas manchadinhas por causa do reflexo dos cabelos ( que faço em casa) sempre espirra um pouquinho e lá vai a toalha...mas não jogo fora não, deixo para isso. Mas agora vou tentar recuperá-la.

Beijos, Renata
palpitandoemtudo

fatti___ disse...

olha , e ficou linda Marga! adorei...qd eu manchar outra das minhas eu tb vou fazer isso porque eu faço pano de chão kkkk, agora aprendi com vc.

Bjkas minha linda!

Gislene disse...

Gostei muito ! Tenho toalhas de mesa manchadas. Vou aproveitar a ideia . Obrigada por compartilhar ! Ficaria muito feliz se vc pudesse visitar meu cantinho. Bjs !

Adriana Moreira disse...

Ai, que coisa mais linda!!!! Amei!

Maria Marta Marques disse...

Adorei a ideia ,vou ate por em pratica aqui em casa.Obrigada por compartilhar.bjs
Marta

Algodão Tão Doce disse...


Acabei de conhecer o seu blog,achei maravilhoso.Visite-me:http://algodaotaodoce.blogspot.com.br/
Siga-me e pegue o meu selinho!!!

Obrigada.

Beijos Marie.

Lourdes... disse...

Oi Margarete, ficou lindo seu trabalho...nem parece a mesma toalha....

Andrea Guim disse...

Oi, Margarete!
Realmente uma idéia genial!!
Toalhas sempre mancham, e a gente tem de substituir por novas! Aqui em casa elas acabam indo pro cãozinho...
Beijins,
Dea

Josy Santos disse...

Ficou ótimo!! Adorei a criatividade e o reaproveitamento.
Parabéns!!

Gislene disse...

Margarete, ficou muito fofa. Eu tenho algumas toalhas manchadas e vou aproveitar sua ideia tão original . Bj e bom 2014 !

Marion disse...

Ficou ótima - divertida e renovada!!! Nossa, me dei conta que faz muuuuuito tempo que não pinto em tecido, e nem com estêncil!!! Acho que minhas tintas até secaram... Vou tentar se algo ainda funciona!!!
Abs.

Anabela Jardim disse...

Ficou muito fofa mesmo! E o bordado é tão lindo que dá até vontade de fazer em toalhas novas.

Renata disse...

Amei, Margarete! Amei!

Eva disse...

Linda demais!!! beijos

Jaluza Scrap disse...

Amei!! Amei!! Amei!!
Uma dica de ouro.
Bjs querida.

cida silva disse...

Que idéia criativa ! Amei.
Aqui em casa tenho toalhas assim ,e vou já providenciar a pintura .Bjs.

disse...

Parabéns... ideia fantástica!!!

Hélio disse...

Olá Margarete, parabéns pelo Blog e pela idéia de reaproveitamento das toalhas com stencil. Será que poderia indicar-me onde comprar o stencil usado na sua pintura? Fico grato pela dica.

Monalise Nogueira disse...

Lindo divulguei na página do BLOG
Veja aqui

https://www.facebook.com/dividindoexperienciasblog